quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O cerco ao heliporto


Existem em Carnaxide empreendimentos urbanísticos que são conhecidos, que têm painéis publicitários bem visíveis e sítio na Internet, como a Vila Utopia (“Venha viver numa obra de arte”), e outros que permanecem no segredo dos deuses quando já levam obras avançadas, mesmo que ilegais. É o caso do “Alto da Montanha”, projecto que visa fazer desaparecer da paisagem a única referência que subsiste visível no meio do betão de Carnaxide, a Mama Sul e o seu “foguetão”, projecto entretanto parado para reformulação por colidir com a serventia aérea do heliporto do Hospital de Santa Cruz. Existem ainda outros mais misteriosos, como o “Edifício das Cicas”, imponente nos seus 13 andares de arquitectura moderna, com muita vidraça: serviços, zona comercial, habitação. E para onde parece estar pensado? Precisamente para o terreno a sul do Hospital, ao lado do heliporto, mesmo junto à rotunda, no outro corredor de servidão aérea.


Ou seja, depois de se ter crescentemente infernizado a vida dos habitantes de Carnaxide com o aumento brutal da área construída (Nova Carnaxide e a ameaça de praga idêntica no “Alto da Montanha”), com a proliferação de empresas na sua principal entrada, com a abertura de passagens viárias para o concelho vizinho e para a zona dos hipermercados, que atraem crescentemente para o seu centro tráfego que nada tem a ver com Carnaxide, eis que se descobre que tudo pode vir a ficar ainda mais longe da utopia, com o “Edifício das Cicas”.

Palavras Chave :construção Carnaxide de betão,Oeiras isaltino,urbanização alto da montanha,heliporto santa cruz,moradores casal da amoreira,marco geodesico carnaxide,isaltino morais magalhaes montanha

9 comentários:

Anónimo disse...

Isaltino no seu melhor, um desatino! Assim como quer altear o "foguetão", metendo-o em órbita, talvez proponha que se alteie depois o heliporto.

Anónimo disse...

Bom dia,

Não sei se será "Isaltino no seu melhor" ou no seu pior... Também não interessa muito para o caso.
O que na realidade me preocupa é a falta de preparação de algumas pessoas que ocupam cargos relevantes na sociedade portuguesa e que, devido a essa falta de preparação conduzem este pais para situações que não lembra a ninguém, isto para ser "soft" na linguagem.

Unknown disse...

BOM DIA A TODOS ,LI A ULTIMA REFERENCIA E CONCORDO INTEIRAMENTE ,SOBRE A INCAPACIDADE DE QUEM OCUPA MUITOS CARGOS NESTE PAIS , O PROBLEMA É QUE GANHAM 10 OU 20 VEZES AQUILO QUE O VULGAR CIDADÃO OFERE, E NÃO ESQUECER QUE ISTO É ESPREMER A VAQUINHA ATÉ ELA DAR LEITE , PORQUE AS ELEIÇÕES SÃO JÁ NO PROXIMO ANO , DEPOIS DÃO A VEZ AOS OUTROS POR MAIS QUATRO ANOS , MAS COM SINCERIDADE SOMOS UM POVO QUE SÓ TEMOS O QUE MERECEMOS ,,,ABRAÇO

Anónimo disse...

VAMOS ESPETAR COM UMA IMOBILIZAÇÃO BRUTAL È FRENTE DAS T.R.O.M.B.A.S DO ISALTINO!!!
VAMOS FAZER ABAIXOS-ASSINADOS PARA IMPEDIR A DESTRUIÇÃO DO POUCO QUE AINDA SOBRA EM CARNAXIDE!!!
VAMOS LUTAR PARA QUE TODA ESTA SITUAÇÃO NÃO SEJA MAIS UMA E NÃO SEJA O REFLEXO DA PORCARIA DE POLÍTICOS QUE ESTE PAÍS TEM!!!

FORÇA CARNAXIDE!!!

Anónimo disse...

O projecto para o "Edifício das Cicas" parece-me altamente descontextualizado e muito desequilibrado. Depois dos moradores começarem a instalar as tradicionais marquises de Carnaxide o edifício vai parecer uma maquete de um estudante de arquitectura do 1ºano.

O atelier de arquitectura que concebeu esta obra: Arquitrave.
www.arquitrave-arquitectos.pt

Anónimo disse...

O que está aqui em causa não será a qualidade arquitectónica do Edifício. O que está em causa é o atravancamento crescente na principal entrada de Carnaxide, nomeadamente na rotunda das Cicas, para onde todo o tráfego converge: quem vem de norte e quer entrar no Hospital tem de ir à rotunda, quem vem de sul tem de ir à rotunda, mesmo que queira voltar para a A5 ou ir para as empresas por trás do McDonald. Tudo conflui na pequena rotunda. Agora, é mais uma ajuda, com não sei quantos mais fogos, pessoas e carros.

Pedro disse...

1. Este projecto parece-me um autêntico disparate; 2. Julgo que deveria ser por aqui que se deveria "atacar" o assunto; 3. Atacar o Isaltino não me parece que seja o melhor meio de atingir o fim pretendido (que será a inviabilização do projecto, julgo); 4. O Isaltino é eleito (e provavelmente continuará a ser eleito), pela população mais antiga do concelho, basta ter memória para ver o que era e o que é o concelho, ainda para mais se compararmos o mesmo com os concelhos vizinhos; 5. Se isto for uma causa cívica poderá vingar, se for uma causa política... ardeu, vamos ter mais duas torres em Cnx.

Paulo disse...

O problema deste empreendimento é o local onde o querem implantar, mas esperem para ver o da Protecção Civil, cereja no topo do bolo. Nada nos move contra Isaltino, mas é a ele que temos de nos dirigir e pedir responsabilidades pelos constrangimentos que já existem em Carnaxide e pelas ameaças que se prefiguram pela calada.

Paulo disse...

Ao termos um sobressalto cívico, por exemplo contra uma decisão camarária que prejudica a nossa qualidade de vida, estamos a fazer política, estamos a fazer uso dos nossos direitos políticos. Assim, a causa, sendo cívica, é eminentemente política. O que ela pode não ser, e não interessa que o seja, é partidária. Acho que não é.